Conheça as 5 maiores vantagens em ser cooperado
A maior vantagem do cooperativismo é a gestão do grupo. Os cooperados operam de igual para igual. Todos têm direito de voto e participação ativa, se candidatando as vagas do conselho e inclusive como presidente da cooperativa de transportes.
Outra grande vantagem que os cooperados conseguem é ter à disposição: oficina própria, compra coletiva de diesel, pneus, peças, insumos operacionais e contratações. Assim conseguem valores mais baixos, além de seguro e cobertura. O que um transportador sozinho jamais teria acesso.
O poder do grupo torna possível aquisições de novos caminhões e implementos, com mais segurança e melhores condições de compra por volume maior.
Juntos conseguimos atender mais empresas e com melhor qualidade no serviço de transporte e cumprimento de prazos. Assim o cliente sabe que não terá problemas com sua carga, caso ocorra a cooperativa de transportes consegue realocá-la em outro cooperado rapidamente.
Confira as 5 maiores vantagens de ser um cooperado:
1. Acesso a crédito e bens de consumo
Ninguém consegue arcar com tantas despesas sozinho. Nesse cenário, é graças à soma de forças do cooperativismo que muita gente conquista a prosperidade nos negócios, pois pode obter empréstimos e outros recursos.
2. Cada cooperado é dono
Quando você ingressa numa cooperativa, deixa de ser apenas cliente para tornar-se sócio de uma organização.
Os cooperados dividem as responsabilidades, denunciam falhas, sugerem melhorias e participam ativamente das mudanças. As decisões coletivas ajudam a construir um projeto atenda os anseios e necessidades do grupo.
3. Tomada democrática de decisões
Esse é um dos maiores benefícios de ingressar em uma cooperativa: o poder de decisão. Cada cooperado tem peso igual de voto nas assembleias.
Esse tipo de gestão se torna mais democrático, levando em conta os interesses da maioria. Portanto, os rumos do negócio podem até visar ao ganho de capital, mas nunca abrem mão do bem-estar dos associados.
4. Participação nos resultados
Como o cooperativismo não visa ao lucro, todas as sobras monetárias do período são repartidas entre os membros do grupo. Uma votação decide se essa quantia será embolsada por cada indivíduo ou reinvestida para custear despesas da organização.
5. Rendimentos superiores
O sistema cooperativista possui isenção tributária. Por conta disso, oferece serviços com uma melhor taxa de retorno.
Você pode, por exemplo, aplicar parte de suas economias em depósitos a prazo. Os rendimentos serão superiores aos praticados no mercado.
Fonte: https://blog.cresol.com.br/o-que-e-cooperativismo/
Cooperoeste Logística
Trazendo progresso através da logística e do transporte!